VOCÊ CONHECE OS RIOS VOADORES?

Publicado em: 21/07/2020

Nosso país é repleto de fenômenos da natureza que fazem com que o Brasil seja um lugar tão rico e a casa de uma diversidade invejável. Um desses eventos são os rios voadores, formados por massas de ar carregadas de vapor. Essas correntes carregam a umidade da Bacia Amazônica para o restante do país em forma de chuva e atingem o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Mas sabemos que a ação do homem tem resultado de diversas formas negativas em nosso meio ambiente e não é diferente com esse acontecimento. Com o desmatamento, que cresceu 24% no primeiro semestre do ano, os rios voadores vêm sofrendo alterações no seu comportamento. Esse crime ambiental praticado ao longo dos anos faz com o que o fenômeno se enfraqueça, perdendo a quantidade de água e atingindo diretamente as chuvas do nosso país. Desta forma, a seca se torna mais presente.

Os rios voadores são o resultado da devolução da água das chuvas para a atmosfera. Para entendermos melhor o quanto isso impacta, basta saber que uma árvore de 10 metros pode liberar mais de 300 litros de água em apenas um dia.

Só na Amazônia, existem aproximadamente 400 bilhões de árvores em território de 4,196.943 milhões de km² e esse espaço tem sido devastado, impactando diretamente nas temperaturas como, por exemplo, verões muito quentes, invernos muito frios e períodos com chuvas intensas, que acabam prejudicando pessoas que vivem em locais com perigo de cheias. Os problemas vão além das temperaturas extremas, a agricultura e a pecuária também são atingidas.

Você sabia da existência dos rios voadores e como eles funcionavam? Tem algum assunto relacionado ao meio ambiente que gostaria que tratássemos aqui em nosso site? Nos chame no WhatsApp (51) 99621.7674, dê a sua opinião e vamos discutir temas importantes para tornar o mundo um lugar melhor.