Projeto disponibiliza testagens gratuitas de IST em Porto Alegre

Publicado em: 20/08/2021

Quem passar pelo Centro de Porto Alegre poderá avistar o ônibus colorido do Projeto SIM, que desde o dia 11 de agosto retomou os serviços na Capital gaúcha com o objetivo de coletar dados e monitorar estratégias de tratamento e combate à sífilis. A ação havia sido paralisada por conta da pandemia.

A unidade móvel de testagem está estacionada no Largo Glênio Peres, realizando exames gratuitos para o diagnóstico de sífilis, HIV e hepatite. O resultado é imediato, e quem testa positivo é encaminhado para monitoramento e tratamento, recebendo a primeira dose da medicação já no local. O paciente ainda é orientado sobre seu retorno para novas doses de medicação e monitoramento nas unidades de saúde através de contato telefônico ou pelo aplicativo “SIM!”, já disponível para o sistema Android.

O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 9h às 18h, até atingir a meta de 10 mil testes coletados.

Na primeira etapa do projeto, a partir dos dados coletados, será estimada a proporção dos casos de sífilis não diagnosticados na população e avaliadas as formas de ampliação dos exames. Depois, o foco é identificar lacunas no tratamento usual no Sistema Único de Saúde (SUS) e avaliar a efetividade de diferentes estratégias de enfrentamento à doença.

A iniciativa é do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde.